Paróquia dos Fiéis Latino-americanos celebra 30 anos de história

A Paróquia Pessoal dos Fiéis Latino-americanos celebra hoje, 13 de junho, 30 anos de história. Esse espaço de acolhida está situado na Igreja Nossa Senhora da Paz, região do Glicério, em São Paulo, Brasil, a qual, desde 1940, procura viver e atualizar o carisma herdado de São João Batista Scalabrini, sendo uma referência de acolhimento aos migrantes, primeiro aos italianos e mais tarde abrindo-se a todas as culturas.

A numerosa presença de migrantes latino-americanos na cidade de São Paulo impulsionou a criação de uma pastoral específica voltada às suas necessidades espirituais, sociais e culturais. Sensível a essa realidade, a Congregação dos Missionários de São Carlos deu início a diversas ações de acolhida e acompanhamento, proporcionando um espaço de fé, integração e vivência cultural a migrantes oriundos da Bolívia, Paraguai, Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.

Como resultado dessas iniciativas, no dia 13 de janeiro de 1995, a Cúria Metropolitana de São Paulo, sob o pastoreio de Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, criou oficialmente a Paróquia Pessoal dos Fiéis Latino-americanos , confiada à Congregação Scalabriniana.


Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.

Foto: Arquivo Regional da RNSMM.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo