Para a comunidade católica de Encantado, o mês de setembro de 2024 é de muita fé, celebração e alegria pelos 100 anos da Criação da Paróquia São Pedro e120 anos da visita do “Pai dos Migrantes”, São João Batista Scalabrini.
A comunidade de Encantado teve sempre um sacerdote Scalabriniano fixo desde 1896, data da chegada do primeiro missionário enviado pelo Santo Fundador São João Batista Scalabrini, Pe. Domenico Vicentini. No dia 28 de abril de 1896 foi fundado o Curato de São Pedro que abrangia além de Encantado, Arvorezinha, Muçum e Vespasiano Corrêa. A criação da Paróquia, no entanto, foi oficialmente decretada, tão somente, em 13 de setembro de 1924, quando o Curato de São Pedro foi elevado a Paróquia São Pedro, por Decreto de Dom João Becker.
A comemoração jubilar dos 100 anos da Criação da Paróquia é uma ocasião para fazermos memória daqueles que nos precederam na fé. Desde os primeiros missionários, Pe. Domenico Vicentini, Pe. Mássimo Rinaldi, até os sacerdotes atuais, Pe. Genoir Pieta (Pároco), Pe. Alcides Angonese (Vigário paroquial) e o Pe. Antoninho Centenaro (Vigário paroquial), em comunhão com os imigrantes pioneiros, leigos e leigas, que doaram a vida pelo crescimento material e espiritual da comunidade. A comunidade é o que se tornou graças a estes pioneiros que souberam enxergar um futuro com fé e com muito trabalho.
Deste modo, a história dos Scalabrinianos no Rio Grande do Sul começou em Encantado e com esta Paróquia, marcada pela chegada do primeiro missionário Scalabriniano. Na época já existia uma capelinha de madeira, que ficou pequena. Assim, em 1898, em terrenos doados por João Batista Lucca e Francisco Bigliardi, começou a construção de uma nova Igreja Matriz.
Um destaque especial para a inauguração deste novo templo, que ocorreu a 20 de setembro de 1904, abençoado por São João Batista Scalabrini, por ocasião da sua visita aos imigrantes e missionários do Rio Grande do Sul. Fato celebrativo, por tanto, unindo-se ao jubileu dos 100 anos da Criação da Paróquia.
Desde então, a comunidade de fé, os missionários Scalabrinianos e os leigos e as leigas, trilharam o caminho da fé, procurando salvaguardar os valores cristãos e os valores que os imigrantes trouxeram consigo desde as suas terras de origens. Não cabe dúvida de que juntos construíram uma bela história de edificação, tanto no aspecto espiritual quanto material.
Um evento simbólico admirável da presença fiel de Deus com os migrantes, os serviços missionários ao longo de 128 anos, a passagem por estas terras de santas e santos, como o Venerável Mássimo Rinaldi e São João Batista Scalabrini, foi a bênção da capela do Cristo Protetor de Encantado, dedicada a São João Batista Scalabrini, realizada em 01 de setembro de 2024. O Superior Regional dos Scalabrinianos, Pe. Alexandre De Nardi Biolchi, durante a solenidade entronizou um relicário do Santo Fundador, que permanecerá exposto na capela.
Que a nossa ação de graças, por tantos benefícios alcançados, chegue até Deus, pelos 100 anos da Criação da Paróquia, pelos 120 anos da bênção de São João Batista Scalabrini. Que a mesma bênção volte para cada um de nós e para cada migrante que ainda, hoje, procura Encantado como um refúgio e possibilidade de recomeço. Que São Scalabrini nos abra sempre mais para a acolhida.
Parabéns, Encantado, religiosos e religiosas, leigos e leigas, pelos 100 anos da Criação da Paróquia São Pedro!
Por: Oscar Maldonado