Pe. Marcos Bubniak comemora 25 anos de Ordenação Sacerdotal

No último domingo, 17 de fevereiro, na Comunidade São Roque, em Campo Largo, Paraná, foi realizada a Celebração Eucarística em comemoração aos 25 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre Marcos Mario Bubniak, CS. A Missa, presidida pelo próprio Sacerdote Jubilando, contou com a presença de familiares, amigos e fiéis da comunidade local.

Natural de Campo Largo, Paraná, a caminhada do Pe. Marcos Bubniak rumo ao sacerdócio teve início em 1985, quando ingressou no Seminário Scalabriniano de Rondinha, no Paraná, para iniciar seus estudos e se preparar para a vida religiosa.

Durante sua formação, Pe. Marcos passou por diversos estágios acadêmicos e espirituais, incluindo o Noviciado, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 1995, e a primeira profissão religiosa em 7 de janeiro de 1996. Cursou Filosofia no Instituto Vicentino de Filosofia em Curitiba (1991-1993), e Teologia no Seminário João XXIII em São Paulo, onde se formou pelo Instituto Teológico São Paulo – ITESP (1996-1999). Após professar seus Votos Perpétuos em 19 de fevereiro de 1999, recebeu as ordens sacerdotais, com o Diaconato em 29 de maio de 1999 e o Sacerdócio em sua cidade natal, no dia 18 de dezembro de 1999, pelas mãos de Dom Ladislau Biernaski.

Após sua ordenação, desempenhou várias funções, incluindo Pároco e Promotor Vocacional em Callao, Peru. Em 2010, foi nomeado Secretário Executivo do Departamento Missionário Humano (DMH) da Conferência Episcopal Peruana, cargo que manteve até 2018, quando retornou ao Brasil, para atuar em Florianópolis, Santa Catarina.

Em Florianópolis, o Sacerdote se dedicou à função de Vigário Paroquial e Coordenador da Pastoral Migratória, e atuou como Coordenador da Pastoral Migratória do Regional Sul IV. Sua experiência de trabalho com as comunidades migrantes, a exemplo de sua vivência em Callao, reflete seu compromisso com os mais necessitados e sua visão pastoral voltada para a integração de diferentes culturas e povos.

Desde março de 2023, o Pe. Marcos ocupa o cargo de Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Pompeya em Santiago, Chile, onde continua seu trabalho missionário. Sua missão no Chile inclui um trabalho pastoral voltado para a comunidade latino-americana, buscando promover a unidade e fortalecer a fé entre os fiéis.


Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.

Foto: Arquivo Pessoal.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo