Rede SIMN promove encontro entre diretores das Casas e Centros de Acolhidas para Migrantes em São Paulo
Atividade tratou de diagnósticos, desafios e perspectivas da mobilidade humana na região.

De 22 a 26 de setembro, a Scalabrini International Migration Network (SIMN) promoveu o encontro entre diretores das Casas e Centros de Acolhidas para Migrantes do Brasil e do Paraguai. A ação foi realizada no Seminário São João XXIII, em São Paulo, Brasil.

O objetivo da reunião foi realizar um diagnóstico participativo das missões, identificar possíveis parcerias e aliados estratégicos e atualizar o projeto de trabalho em rede em nível nacional.

Participaram do encontro os Missionários Scalabrinianos, Pe. Irmani Borsato (Diretor do Centro Pastoral de Mediação dos Migrantes/CPMM, Missão Paz, São Paulo); Pe. Lauro Bocchi (Diretor da Casa do Migrante, Missão Paz, São Paulo); Pe. Gabriel Batistella (Diretor da Missão Scalabrini, Florianópolis, Santa Catarina); Pe. Mauro Verzeletti (Diretor do Centro Pastoral para Migrantes/CPM, Cuiabá, Mato Grosso); Pe. Rodenei Sierpinski (Diretor do Centro Ítalo-Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações/CIBAI, Porto Alegre, Rio Grande do Sul); Pe. Ademar Barilli (Coordenador da Pastoral do Migrante no Regional Sul 3 da CNBB), Pe. Max Renaud Saint-Louis (Diretor da Casa do Migrante São João Batista Scalabrini, Manaus, Amazonas), Pe. Camilo Maforte (Diretor do Centro Missionário Padre Luigi Valtulini, Ciudad Del Este, Paraguai), Pe. Gregorio Alejo (Diretor da Casa de Apoio ao Migrante, São Bernardo do Campo, São Paulo), Pe. Sales Nogueira (Diretor do Centro de Apoio ao Migrante/CEAMIG, Curtiba, Paraná), Pe. Anselmo Cristofori (Pastoral da Mobilidade Humana, Corumbá, Mato Grosso do Sul), Pe, Ildo Griz (representando a Rede SIMN), Pe. Paolo Parise (Diretor do Centro de Estudos Migratórios/ CEM, Missão Paz, São Paulo) e Pe. Roberto Gasparetto (Pastoral De la Mobilidad Humana, Assunção, Paraguai).

A programação contou com análises sobre fluxos migratórios no Brasil e apresentações de representantes de organismos internacionais, como o Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM). Também foram discutidos desafios e perspectivas de cooperação entre as instituições, além da definição de estratégias comuns para fortalecer a atuação da rede.

O encontro foi concluído com a revisão dos principais eixos debatidos, a projeção de ações futuras e a definição de acordos de seguimento para ampliar a presença e a eficácia da missão junto aos migrantes e refugiados no Brasil e no Paraguai.


Texto: Vitor da Cruz Azevedo, setor de conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.

Fotos: Arquivo Regional.