Religiosos e seminaristas participam de 7º Encontro de Formandos Scalabrinianos

Entre os dias 1 e 4 de maio de 2024, os formandos scalabrinianos e seus formadores se reuniram em Jundiaí, São Paulo, para a 7ª edição do Encontro de Formandos, que teve como tema ‘Peregrinos na Esperança – Nas pegadas de Scalabrini: caminha humildemente com teu Deus' (cf. Mq 6,8).

O intuito do evento é promover a integração entre os formandos da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM) de todas as etapas formativas, desde o propedêutico até a teologia, através da troca de experiências das realidades vividas em cada comunidade formativa.

De acordo com um dos participantes, Marcelo Vitor Viana Braz, Religioso e estudante do 4º ano de teologia, o Encontro é uma oportunidade para estreitar os laços de fraternidade e, também, para saberem que não estão sozinhos nesta caminhada de discernimento vocacional.

“Na alegria do Encontro, renovamos nossas forças para continuamos a caminhada e, juntos, trabalharmos em prol da construção do Reino de Deus”, conclui Marcelo.

Os participantes estiveram na Fazenda Santa Gertrudes, no município de Santa Gertrudes, e no Distrito de Cascalho, locais onde São João Batista Scalabrini passou, em 1904, visitando os imigrantes italianos nas plantações de café. Na fazenda Santa Gertrudes, conheceram um pouco mais da realidade da imigração italiana e seu processo de integração na região. No distrito de Cascalho, apesar dos mais de 120 anos, a visita de Scalabrini ainda é recordada, como, também, o trabalho exemplar de muitos missionários que viveram a vida em favor da comunidade.

Momentos de partilha, apresentações culturais, dinâmicas e esportes também marcaram a 7ª edição do Encontro, que contou com a participação de 41 formandos: 3 do Seminário Menor de Cidade do Leste (Paraguai), 4 do Propedêutico de Curitiba (PR), 9 da Filosofia de Curitiba (PR), 2 da Filosofia de Assunção (Paraguai), 5 dos Postulado de Passo Fundo (RS), 4 do Noviciado de Passo Fundo (RS) e 14 da Teologia de São Paulo (SP).05

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo