
A revista Scalabrinianos chega à sua 14ª edição trazendo uma importante novidade: a partir de agora, todo o conteúdo será disponibilizado exclusivamente em formato digital.
A mudança acompanha as transformações no modo como a informação é produzida e consumida, ampliando o acesso ao conteúdo e facilitando a leitura para pessoas de diferentes regiões do Brasil, da América Latina e do mundo.
Com o novo formato 100% online, a revista poderá ser lida diretamente no site oficial dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos ou baixada para leitura offline, oferecendo uma experiência interativa e dinâmica, além de contribuir para a preservação do meio ambiente ao reduzir o uso de papel.
Nesta edição, o leitor encontrará artigos, estudos e entrevistas que refletem a missão e o carisma Scalabriniano, com temas atuais sobre migração, Igreja e a vida e trabalho de São João Batista Scalabrini.
Clique aqui, e faça o download da revista.
Sobre a Congregação dos Missionários de São Carlos
A Congregação dos Missionários de São Carlos, também conhecida como Scalabrinianos. Ela é uma “comunidade apostólica de religiosos inserida na atividade Missionária, que Cristo continua na Igreja, para a realização do plano divino no mundo e na história” (cf. Regras de Vida, n.1).
A congregação fundou-se em 28 de novembro de 1887, por São João Batista Scalabrini (1839-1905) (na época Dom Scalabrini, bispo de Placência, Itália). São João Batista Scalabrini confiou-se à Congregação iniciada a proteção de São Carlos Borromeu, por esse motivo, os missionários também são conhecidos como Carlistas.
Como discípulos – missionários de Cristo Migrante, os Scalabrinianos são aqueles que respondem o chamado e envio de Jesus, para reconhecê-Lo nos migrantes: “Eu era migrante e vós me acolhestes” (Mateus 25,35). Sua principal missão é fazer-se um com aqueles aos quais são enviados. E claro, se colocando a serviço das classes mais pobres e abandonadas, para com isso, ajudá-los a descobrir Cristo em cada migrante. Como resultado assumem a missão da evangelização, que visa levar os migrantes à redescoberta da fé na própria vida.
Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.
Foto: Arquivo Regional da RNSMM.




