
Na Casa de Retiros São Francisco Xavier da Arquidiocese de Santiago do Chile, 28 sacerdotes Scalabrinianos participaram do Retiro Espiritual orientado por Dom Álvaro Chordi, Bispo Auxiliar de Santiago do Chile. O encontro teve início no dia 13 de março e terminou na sexta-feira, 15.
De acordo com o Padre Evandro Antônio Cavalli, CS, o retiro espiritual é uma ocasião importante na vida do missionário dos migrantes: “Representa uma parada nas atividades apostólicas e uma retirada para a oração, reflexão, meditação e o encontro com Deus”, ressalta.
Dom Álvaro iniciou o retiro convidando os sacerdotes a ‘entrarem no profundo do próprio coração para cuidá-lo’, depois levou os sacerdotes a ‘visitar’ a Sagrada Família e contemplar ‘Nazaré, o rosto humano de Deus’. Não poderia deixar de tocar um tema caro aos Scalabrinianos, que é a itinerância, refletindo que “Jesus viaja muito” e este é o modus vivendi do Mestre de Nazaré. Também enfatizou a importância da oração na vida do religioso missionário sob o título da reflexão: ‘diga-o para Deus’. Por fim, deixou uma santa inquietude nos Scalabrinianos quando falou da ‘fraternidade para curar o mundo’.
Os Padres que participaram do encontro voltaram animados para suas missões nos sete países que formam a Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM) – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.