A quarta-feira, 30 de agosto de 2023, foi marcada pela celebração dos 25 anos da presença Scalabriniana em Corumbá, Mato Grosso do Sul. Os Missionários de São Carlos estão presentes na Diocese de Santa Cruz, precisamente na Matriz de Nossa Senhora de Fátima e comunidades pertencentes, Nossa Senhora do Carmo, São Tiago, Menino Jesus, Santa Luzia, Cristo Redentor, São Francisco de Assis e a mais nova comunidade que está nascendo, Santa Dulce dos Pobres desde 1998.
O Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Padre Rodenei Sierpinski, CS, afirma que é uma grande alegria comemorar essa data tão significativa para a Congregação e Igreja local presente no Pantanal, fronteira do Brasil e Bolívia: “Aqui é um lugar de passagem de muitos migrantes, sejam eles brasileiros, bolivianos, paraguaios, venezuelanos, haitianos e de tantas outras nacionalidades. São pessoas que vão e que vêm em busca de melhores condições de vida”.
Ele acredita que a maior dificuldade que os Scalabrinianos encontraram nessas terras da região de fronteira são os próprios processos de migração. Pessoas precisam ser acolhidas, orientadas, valorizadas em seus costumes e religiosidade, tratadas com amor e carinho, escutadas em seus dilemas da vida. Diante desta realidade migratória, orientar uma pastoral acolhedora é muito importante.
A frase: “Eu era migrante e vós me acolhestes” (Mateus 25,35), define muito bem o papel de São João Batista Scalabrini na terra, acolhendo o chamado e o envio como discípulo missionário do Cristo Migrante, e se dedica, através de várias obras e serviços, com a ajuda de voluntários e benfeitores, à causa do migrante.
Em Corumbá, não é diferente, os Scalabrinianos realizam diversos trabalhos e missões: Pastoral do Migrante, Pastoral Carcerária, Pastoral da Criança, Pastorais Sociais, contato direto na fronteira Brasil-Bolívia, orientação aos migrantes, auxílio emergencial principalmente às famílias com crianças, celebrações litúrgicas das devoções bolivianas e paraguaias, principalmente no mês de agosto, vivência da Semana do Migrante com orações e debates, seminários sobre o tema das migrações, visitas às famílias e aos que se encontram na prisão, masculina e feminina (Pastoral Carcerária) e trabalho em rede com os diversos organismos e instituições ligadas aos diversos temas da migração.
COMEMORAÇÃO
Uma missa na Matriz de Nossa Senhora de Fátima, celebrada na noite da quarta-feira, 30 de agosto, marcou a comemoração dos 25 anos da presença Scalabriniana em Corumbá. Na ocasião, o Superior da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM), Pe. Alexandre Biolchi, CS participou das celebrações, que englobam a Visita Fraterna em Corumbá.
HISTÓRIA
Em 1996, o Padre Genoir Pieta foi encarregado pela direção provincial a observar e analisar a região para uma futura implantação da Missão Scalabriniana em Corumbá. Em julho de 1998, retornou à cidade em companhia de seus coirmãos Pe. João Corso e Pe. Dirceu de Rocco, desta vez, foram observar e estudar um pouco mais as atividades migratórias da região e, após análises e estudos, entregaram o relatório a Direção Provincial da Congregação, que logo em seguida e em assembleia, autorizaram a implantação de Missão Scalabriniana em Corumbá. O primeiro Pároco Scalabriniano a tomar posse foi o Pe. Genoir Pieta, em 30 de agosto de 1998, quando inaugurada.