Scalabrinianos celebram 45 anos de atuação em Naranjal, Paraguai

Hoje, 30 de março, a comunidade de Naranjal, no Paraguai, comemora com grande alegria os 45 anos da presença dos Missionários de São Carlos - Scalabrinianos na região. A história da Missão Scalabriniana no munícipio está intimamente ligada à migração brasileira para o Paraguai, especialmente na década de 1970, quando milhares de brasileiros, especialmente do Sul do Brasil, começaram a se estabelecer na região do Leste paraguaio.

Essa migração de brasileiros exigiu uma resposta concreta da Congregação, que iniciou sua missão com o objetivo de apoiar e evangelizar as comunidades de migrantes. Os primeiros passos foram dados pelos Padres Giuseppe Corradin, CS e Beniamino Basso, CS que chegaram ao Paraguai na década de 1970. A missão teve início com a chegada de algumas famílias brasileiras à localidade de Santa Teresa em 1974. No ano seguinte, Pe. Florindo Guiggi, CS celebrou as primeiras Missas em Naranjal, embaixo de lonas improvisadas e árvores, dando início à vida religiosa da comunidade local.

Em 1976, a comunidade deu os primeiros passos para se organizar religiosamente, com a formação de uma comissão para a construção de locais religiosos. Esse esforço culminou com a inauguração do salão multiuso e a entronização da imagem de Santa Catalina, padroeira da comunidade, em 1978. No ano de 1980, a presença oficial dos Missionários de São Carlos foi formalizada com a bênção da casa das Irmãs Scalabrinianas pelo bispo Dom Agustín Van Haaken. Durante a década de 1980, o Centro de Formação, a casa de catequese e o salão para festas foram construídos com a dedicação dos missionários e da comunidade local.

A história continuou com marcos importantes, como a inauguração de uma nova igreja em 1992, a elevação de Naranjal a município em 1991 e o fortalecimento da Paróquia de Santa Catalina. No decorrer dos anos, o espaço se expandiu e, em 2013, uma nova casa paroquial foi inaugurada, permitindo maior acolhimento à comunidade.

Atualmente, a Paróquia de Santa Catalina continua sendo um símbolo de fé e união para os migrantes e para todos os fiéis da região. Os Missionários de São Carlos seguem firmes em seu compromisso de apoiar os migrantes. A missão Scalabriniana em Naranjal é um exemplo de solidariedade, fé e compromisso com a promoção da justiça social e o apoio espiritual.

Esses 45 anos marcam uma jornada de fé e dedicação inabaláveis, que não só contribuíram para o crescimento espiritual de Naranjal, mas também para o fortalecimento da identidade e da solidariedade da comunidade migrante no Paraguai.


Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.

Foto: Arquivo Regional da RNSMM.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo