
Desde 1965, a Congregação de São Carlos acompanha espiritualmente e humanamente os trabalhadores do mar na capital argentina
No dia 10 de novembro de 2025, o Centro Stella Maris Scalabrinian Catholic Network de Buenos Aires, Argentina, celebra 60 anos sob os cuidados pastorais dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos, que desde 1965 assumiram essa missão confiada pelo Arcebispado de Buenos Aires.
Fundado em 1923, o Apostolado do Mar em Buenos Aires nasceu para promover o bem-estar moral e social dos marinheiros de todas as nacionalidades. Inicialmente administrado pelos Padres Passionistas (Congregação da Paixão de Jesus Cristo) e, depois, pelos Missionários Columbanos (Sociedade Missionária de São Columbano), o Apostolado sempre ofereceu aos trabalhadores do mar um espaço de acolhida, oração e assistência. Em 1965, a missão foi confiada aos Missionários Scalabrinianos, marcando uma nova etapa caracterizada pela presença pastoral junto aos migrantes e trabalhadores marítimos.
Desde então, os Scalabrinianos administram o Hogar del Marino (Casa do Marinheiro, em tradução livre), espaço que oferece hospedagem, orientação e acompanhamento humano e espiritual. Durante décadas, o local acolheu marinheiros de todo o mundo que aportavam em Buenos Aires e oferecia missas a bordo dos navios, assistência a doentes e acompanhamento a tripulantes privados de liberdade.
Com as transformações na indústria marítima e a redução do tempo de permanência dos navios no porto, os Scalabrinianos adaptaram suas atividades, priorizando o atendimento de marinheiros argentinos e estrangeiros residentes no país.
Atualmente, o Hogar del Marino segue como um ponto de referência e apoio para os trabalhadores do setor. Além do alojamento, oferece assessoria jurídica básica, apoio na elaboração de currículos e acompanhamento espiritual. Mensalmente, é celebrada a Santa Missa, e os encontros se tornam momentos de partilha e convivência fraterna.
Ao celebrar seis décadas de missão, o Apostolado do Mar em Buenos Aires reafirma seu compromisso de anunciar o Evangelho nas fronteiras do mundo marítimo, fiel ao carisma de São João Batista Scalabrini, que ensinava: “Ser migrante com os migrantes.”
Texto: Vitor da Cruz Azevedo, setor de conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.
Foto: Arquivo regional.




