Scalabrinianos comemoram 137 anos da Congregação dos Missionários de São Carlos com missa e renovação de votos

Na manhã da última quinta-feira, 28 de novembro, na Capela do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), em São Paulo, foi realizada a Celebração Eucarística em comemoração aos 137 anos de fundação da Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos. A missa foi presidida pelo Pe. Alexandre Biolchi, Superior Regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM). Durante a Celebração, alguns religiosos da RNSMM renovaram seus votos de consagração à Congregação.

Em sua homilia, Pe. Alexandre convidou os presentes a refletirem sobre alguns aspectos fundamentais da história da Congregação. "O primeiro é o sentimento de gratidão. Gratidão a Deus, gratidão a Scalabrini, que, com sua visão, percebeu uma realidade de seu tempo e, de forma eficaz, com a ajuda de alguns Missionários, fez com que esse trabalho se expandisse por todo o mundo", destacou o Superior Regional.

Pe. Alexandre também lembrou das palavras do Papa Francisco durante o encontro com os participantes do 16º Capítulo Geral, realizado em outubro deste ano. O Papa ressaltou que o Carisma Scalabriniano continua vivo. "Prova disso é que muitas pessoas aderem a esse Carisma e a esta Congregação. Devemos ser gratos por essas vocações e pela vocação original de cada um de vocês. O Carisma Scalabriniano permanece vivo graças às pessoas que fazem parte dessa missão", afirmou o Superior Regional.

Ao final de sua homilia, Pe. Alexandre enfatizou que consagração e missão são elementos fundamentais da essência Scalabriniana, ambos intrinsecamente conectados. "São as duas pernas que nos sustentam. Não faz sentido nossa consagração se não tivermos a missão. E nossa missão só será eficaz se formos, de fato, pessoas que vivem sua consagração", concluiu o Superior Regional.

Após a reflexão, os religiosos renovaram seus votos de Consagração à Congregação Scalabriniana, reafirmando seu compromisso com a missão.


Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento de Comunicação Regional.

Foto: Arquivo Regional RNSMM.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo