Scalabrinianos e Embaixada do Haiti unem forças para apoiar regularização de migrantes em São Paulo

A Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos, por meio da Missão Paz, estabeleceu uma parceria com a Embaixada do Haiti no Brasil para oferecer serviços essenciais à comunidade migrante haitiana. Entre os dias 10 e 14 de março, das 09h00 às 17h00, a Comissão Consular realizará atendimentos na sede da Missão Paz, localizada na Rua do Glicério, nº 225 - Liberdade, em São Paulo.

A iniciativa tem como objetivo apoiar a regularização da documentação dos cidadãos haitianos no Brasil, alinhando-se aos compromissos legais e humanitários da Congregação. Do ponto de vista jurídico, a ação busca promover o cumprimento das leis brasileiras e evitar irregularidades que possam resultar em complicações legais.

Sob uma perspectiva humanitária, a ação visa garantir a dignidade dos haitianos, proporcionando-lhes acesso à documentação regular. Com isso, a comunidade poderá viver com mais segurança, evitando situações de exploração e vulnerabilidade. A Congregação dos Missionários de São Carlos busca criar um ambiente mais seguro e justo para os haitianos que residem no Brasil.

Durante o período de atendimento, serão oferecidos os seguintes serviços:

  • Emissão e renovação de passaportes;

  • Entrega de passaportes devolvidos pelos Correios;

  • Emissão e liberação de carteiras de identidade haitiana;

  • Mandato consular;

  • Emissão de certidões de nascimento;

  • Realização de cerimônias de casamento e emissão de certidão de casamento.

Para mais informações, a comunidade haitiana pode entrar em contato com a Missão Paz pelo telefone (11) 3340-6950 ou pelo e-mail contato@missaonspaz.org.


Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.

Foto: Arquivo Regional da RNSMM.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo