Três jovens realizarão Primeira Profissão Religiosa na Congregação dos Missionários de São Carlos

A Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos, Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM) celebrará, no dia 1º de junho de 2025, a Primeira Profissão Religiosa dos Noviços Adrian Martinez Alegre, CS; Caíque Machado Correia, CS; e Thiago Walter Santos de Arruda, CS. A cerimônia será realizada durante a Santa Missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Campos Novos, Santa Catarina, Brasil.

O rito marca a entrada oficial dos Religiosos na vida consagrada, mediante a emissão dos votos temporários de pobreza, castidade e obediência. A celebração reunirá familiares, amigos, Sacerdotes Scalabrinianos e fiéis da comunidade local. A cerimônia será transmitida ao vivo pelas páginas do Facebook da Paróquia São João Batista e dos Missionários Scalabrinianos – América do Sul, além da Rádio Cultura (93,9 FM).

Quem são os Noviços que professarão os votos?

Adrian Martinez Alegre é natural de Yhovy, Canindeyú, Paraguai, filho de Aureliano Martinez e Marina Alegre, sendo o sétimo dos oito filhos do casal. Ingressou no seminário em 2020, na etapa do Seminário Menor, em Ciudad del Este. Posteriormente, deu continuidade à formação no Seminário Filosófico San Juan Bautista Scalabrini, em Assunção.

Caíque Machado Correia nasceu em São Bernardo do Campo, São Paulo, filho de Paulo Rodrigues Correia e Neide Aparecida José Machado Correia, o segundo dos três filhos do casal. Ingressou no seminário em 2018, na etapa do Propedêutico, em Jundiaí, São Paulo. Prosseguiu com os estudos no Instituto Filosófico Scalabriniano, em Curitiba, Paraná.

Thiago Walter Santos de Arruda também é natural de São Bernardo do Campo, filho de Gaudêncio Santos de Arruda e Evanilda Walter de Arruda. Possui uma irmã paterna. Ingressou no seminário em 2020, na etapa do Propedêutico, em Jundiaí, e posteriormente seguiu para o Instituto Filosófico Scalabriniano em Curitiba, onde realizou um semestre de experiência em Santa Felicidade, Paraná.

Em 2024, os três ingressaram no Postulado São Rafael, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, e, em junho do mesmo ano, iniciaram o Noviciado, na mesma cidade, etapa que encerra com a Primeira Profissão Religiosa.

O que é a Primeira Profissão Religiosa?

A Primeira Profissão Religiosa é um ato solene no qual o noviço, após concluir o período de formação inicial, emite votos temporários de castidade, pobreza e obediência, consagrando-se publicamente a Deus no seio de uma Congregação. De acordo com o Código de Direito Canônico (cân. 654), “pela profissão dos conselhos evangélicos, os membros assumem por voto público o modo de vida evangélica na instituição”.

A Instrução Potissimum Institutioni, da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, afirma que a profissão religiosa “é um verdadeiro culto prestado a Deus na Igreja” (n. 6). Esse compromisso, embora ainda não definitivo — pois precede a profissão perpétua —, marca o início oficial da vivência plena da vida religiosa, com participação ativa na missão da Congregação.


Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.

Foto: Arquivo Regional da RNSMM.