Três dias de muita devoção, louvor, ensinamentos e fé marcaram o XX Encontro Internacional da Juventude Scalabriniana (Juves), que ocorreu em Iruña, Alto do Paraná, Paraguai, nos dias 29 e 30 de setembro e 01 de outubro.
Nesta edição o evento teve como lema: “Fazer do mundo a pátria da humanidade” e reuniu mais de 500 participantes, que foram divididos em grupos e foram hospedados por famílias de Iruña e região.
O casal de coordenadores da Juves Paraguai, Wander Bracht e Ana Schneider, ressalta que eventos como este visam enraizar a cultura Scalabriniana da fronteira e, também, busca ajudar na revitalização de grupos juvenis, no intercâmbio de experiências e vivências cristãs, pois é um encontro que, em palavras mais simples, abre a porta para novos começos.
“O encontro nos surpreendeu muito, principalmente pela boa organização que conseguimos alcançar. Todos que estiveram em Irunã nestes dias também elogiaram a tarde cultural que contou com momentos de danças e apresentações de várias nacionalidades, desde paraguaias, gaúchas, alemãs a italianas. Outros fatos ocorridos que nos surpreenderam positivamente foi a regravação do hino da Juves, com música e coreografia e também o teatro contando a vida de Scalabrini” ainda afirma a coordenadora.
O Padre Rosalino Gaona Benitez, CS, Coordenador da Juves e Animador Vocacional Scalabriniano do Paraguai, afirma que a sensação após concluírem o evento é de alegria: “É um evento muito esperado pelos nossos jovens e o sentimento que fica é o de dever cumprido. As sementes foram lançadas através das palestras, reflexões e história da vida de São João Batista Scalabrini, especialmente, visando um mundo sem fronteiras”, acrescenta.
Quando falamos sobre o momento mais especial, Rosalino diz que o lançamento do videoclipe do hino oficial foi o que mais o marcou durante o evento: “Um trabalho que conversávamos há tempos e conseguimos concluir com o auxílio da nossa banda. Além deste momento, outro especial foi poder apresentar a vida de Scalabrini em um teatro”.
PRÓXIMA EDIÇÃO
De acordo com a organização do Encontro, a próxima edição ainda não está definida, mas deve acontecer entre julho e agosto de 2024, em outra comunidade do Paraguai.