Dia de São João Batista Scalabrini - Mensagem do Superior Regional

Neste dia 1º de junho celebramos o centésimo vigésimo aniversário de nascimento para a vida eterna de nosso Santo Fundador, São João Batista Scalabrini. Uma data importante para nossa Família Scalabriniana, que queremos celebrar com gratidão e alegria.

Nossa gratidão é pela vida, obra e legado deixado pelo nosso Santo Fundador. Nossa gratidão estende-se também pela dedicação incansável de todos aqueles missionários que, seguindo o exemplo de nosso Pai e Fundador, nos precederam e mantiveram viva ao longo dos tempos a sua inspiração carismática. Gratidão, pois como disse o saudoso Papa Francisco ao término do 16ª Capitulo Geral em outubro passado, o carisma Scalabriniano está vivo na Igreja e isso é o que testemunham muitos jovens, de vários países do mundo, que continuam a unir-se a Congregação Scalabriniana”.

Celebrando a santidade de São João Batista Scalabrini podemos também nos perguntar que isso significa para nós hoje?

Os santos são pessoas que descobriram o caminho do Reino dos Céus e que nos são apresentadas como modelos para que não nos esqueçamos de que é possível viver o Evangelho em plenitude, tomando consciência de que também nós estamos chamados a santidade e está é a terra para qual peregrinamos, pois a nossa “terra prometida” é a santidade, a vida eterna junto de Deus e dos seus santos e santas.

Para isso podemos nos espelhar em São João Batista Scalabrini, que acreditava que o caminho para alcançar a santidade é viver como um perfeito cristão. Dizia ele que “o que formou os Santos mais ilustres, o que a Igreja reconhece, não foram os dons extraordinários, as aparências luminosas, os grandes milagres, as visões, os êxtases. Foi aquela fidelidade, aquela exatidão, com que cumpriram constantemente os deveres de seu estado os cumpriram por causa de Deus”.

Portanto, o caminho à santidade não se realiza através de coisas extraordinárias, mas da virtude, que se revela em atitudes cotidianas de humildade, mansidão, bondade e caridade para com o próximo e de todo o amor para com Deus.

Que São João Batista Scalabrini, o Pai e Apóstolo dos Migrantes, seja o nosso guia e intercessor.

São João Batista Scalabrini, rogai por nós!

Feliz dia de Scalabrini, para todos!

Saiba mais sobre São João Scalabrini, clicando aqui.


Texto: Pe. Alexandre De Nardi Biolchi, CS, Superior Regional da RNSMM.

Foto: Arquivo Regional da RNSMM.