
Eucaristia realizada em São Paulo, foi presidida pelo Superior Regional, Pe. Alexandre de Nardi Biolchi, CS.
No último sábado, 8 de novembro, os Religiosos Scalabrinianos Jeovane Motta Boeira, Ortiz Carboni e Theophile Niyonsenga professaram em perpétuo os votos religiosos na Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos. A Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Alexandre De Nardi Biolchi, Superior Regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM), aconteceu na Paróquia São João Batista Precursor e São João Batista Scalabrini, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, Brasil.
Durante a homilia, Pe. Alexandre recordou o trecho do Evangelho de Lucas (18, 18-30) “Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?” e destacou que essa mesma pergunta, em algum momento, também foi feita pelos três jovens religiosos. “Eles a fizeram quando decidiram iniciar sua jornada vocacional e, mais recentemente, quando escolheram consagrar-se definitivamente ao Senhor”, afirmou.
O Superior Regional ressaltou que a entrega total é a expressão mais autêntica do amor na vida consagrada, e que essa atitude deve marcar todas as vocações. “Nossa vida de batizados é um caminho de entrega, portanto, um caminho de amor e de doação. Essa doação é vivida de forma especial por esses jovens que hoje se consagram a Deus para servi-lo nos irmãos migrantes, buscando acolher com ternura, proteger com coragem, promover com justiça e integrar com amor aqueles que são destinatários de nossa missão como família scalabriniana”, completou.
Encerrando a homilia, Pe. Alexandre destacou que os três religiosos são chamados a ser faróis de esperança em um mundo marcado pela desesperança. “Caros Jeovane, Ortiz e Theophile, o ‘sim’ de vocês hoje nos recorda, renova e reafirma também o nosso ‘sim’. Pois cada coirmão é memória viva da consagração do outro. É uma festa que celebramos hoje com o vosso ‘sim’. De alguma forma, já é uma antecipação do banquete celestial do qual desejamos participar um dia todos juntos”, concluiu.
Após a homilia, Jeovane, Ortiz e Theophile professaram em perpétuo os votos religiosos de pobreza, castidade e obediência, consagrando-se definitivamente a Deus e tornando-se membros da Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos.
Quer conhecer os três jovens religiosos? Assista ao videocast que apresenta suas histórias e trajetórias vocacionais, clique aqui para assistir.
Texto: Vitor da Cruz Azevedo, setor de conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.
Foto: Arquivo pessoal.




