
Entre os dias 02 e 06 de outubro, a Casa Geral, em Roma, Itália, foi sede do Conselho da Congregação (CdC), que reuniu a Direção Geral, os Superiores Provinciais e Regionais com seus Vigários das regiões e províncias da Congregação dos Missionários de São Carlos e teve como objetivo examinar a situação atual da Congregação.
De acordo com o Superior Regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM), Padre Alexandre Biolchi, CS, o intuito desse encontro é avaliar a aplicação do projeto missionário e outros programas aprovados no Capítulo Geral, além de programar as destinações e transferências e, ainda, acompanhar as questões de especial importância que interessam as relações interprovinciais e regionais que exigem encaminhamentos a nível congregacional.
“Em linhas gerais, ressalto que tratamos da situação do pessoal (número de religiosos disponíveis para os projetos missionários e obras que levamos adiante), a situação atual dos âmbitos pastorais (realidades paroquiais, casas de migrante, apostolado do mar e organismos eclesiais) e dos serviços pastorais (Centro de Estudos, Departamento de Comunicação, SIMI e SIMN), as dinâmicas de Vida Religiosa, identidade e Espiritualidade Scalabriniana, a animação vocacional e a formação dos atuais e novos membros e também, a administração e os recursos financeiros disponíveis para sustentar os projetos missionários” explica o Pe. Alexandre.
CONSELHO DA CONGREGAÇÃO
Segundo o Pe. Alexandre, o CdC é importante para ajudar a caminharmos juntos como Congregação, avaliar o caminho e projetar o futuro da Congregação, além de ser um espaço privilegiado de partilha com os coirmãos que trabalham nas outras áreas geográficas em que estamos presentes como Congregação: “Posso dizer também que é um momento especial para tomar conhecimento de tudo aquilo que se realiza nos 34 países que atuamos e ampliar ou criar uma visão global e congregacional”, conclui.