
O Superior Geral da Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos, Padre Leonir Mário Chiarello, CS, juntamente com o Conselho Geral, nomeou o Padre Marcelo Enrique Méndez, OFM, como Postulador da Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Padre Tarcísio Rubin, CS.
Em comunicado oficial, Pe. Leonir esclarece que, em seu nome, o Postulador atuará legitimamente junto ao Dicastério para as Causas dos Santos e perante qualquer autoridade eclesiástica competente. Além disso, para o desempenho de suas funções, além das atribuições previstas pelo direito canônico, o Superior Geral dos Scalabrinianos concedeu outras faculdades necessárias, com destaque para a autorização de nomear um ou mais Vice-Postuladores fora de Roma.
Sobre o Pe. Marcelo Enrique Méndez, OFM
Padre Marcelo Enrique Méndez, da Ordem dos Frades Menores (OFM), é teólogo e especialista em causas de canonização. Nascido em 2 de janeiro de 1958, em Salta, na Argentina, foi ordenado Sacerdote em 31 de janeiro de 1986.
Foi membro do Dicastério para as Causas dos Santos, onde desempenhou funções como secretário geral do “Studium” do Dicastério (1994-2011) e consultor de várias comissões. Também atuou como docente de Teologia Espiritual e Dogmática.
Além de sua atuação em Roma, Pe. Marcelo tem trajetória pastoral na Argentina. Foi Vigário Paroquial e Capelão, atuando também como formador de clérigos e professor de Ciências Religiosas e Ética. Contribuiu como Assessor na Conferência Episcopal Argentina (CEA) e colaborou com a pastoral de migrantes e vida consagrada.
Autor de livros e artigos, incluindo “¿Cómo se hace un santo? El proceso de beatificación y canonización" (“Como alguém se torna um santo? O processo de beatificação e canonização”, em tradução livre), Pe. Marcelo tem se dedicado a estudar e divulgar os processos de beatificação e canonização.
Agora, como Postulador da Causa de Beatificação e Canonização de Padre Tarcísio Rubin, CS, Pe. Marcelo Enrique Méndez traz sua experiência e compromisso com a Igreja para liderar o processo de reconhecimento do legado do Missionário Scalabriniano.
Causa de Beatificação de Padre Tarcísio Rubin, CS
A causa de beatificação de Padre Tarcísio Rubin, CS, foi iniciada em 2008, por ocasião dos 25 anos de seu falecimento. Contudo, o processo foi interrompido devido ao falecimento de Dom Marcelo Palentini. A causa foi oficialmente reaberta em 8 de junho de 2015, em uma cerimônia presidida por Dom César Daniel Fernández, Bispo de Jujuy, na Catedral de San Salvador de Jujuy, na Argentina.
Em 31 de outubro de 2018, Dom César Daniel Fernández, Bispo de Jujuy, celebrou o encerramento da fase diocesana do processo de beatificação. Os documentos relativos a essa fase foram encaminhados ao Dicastério para as Causas dos Santos em Roma em 14 de janeiro de 2019.
Para conhecer mais sobre a história desse Servo de Deus e seus atos de santidade, clique aqui.
Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.
Foto: Arquivo Pessoal.