Segundo dia de Congresso de Espiritualidade reflete sobre a espiritualidade de São João Batista Scalabrini

O Congresso de Espiritualidade Scalabriniana seguiu com o segundo dia de atividades nesta quarta-feira, 25 de junho, no Seminário São João XXIII, localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo, Brasil. O encontro que reúne os ramos da Família Scalabriniana – Padres, Irmãs, Missionárias Seculares e Leigos – tem como tema “Scalabrini, modelo de vida espiritual na missão”.

A primeira conferência do dia foi conduzida pela Irmã Analita Candaten, MSCS, com o tema “A espiritualidade na vida de São João Batista Scalabrini”. Em sua exposição Ir. Analita abordou as raízes e expressões da espiritualidade do Fundador, apresentando-a como fonte para a missão com os migrantes na atualidade. A Espiritualidade Scalabriniana foi descrita como um “poço de água viva”, que necessita ser continuamente aprofundado para sustentar a ação missionária.

Congresso de Espiritualidade Scalabriniana em São Paulo - Seminário São João XXII

A conferência destacou cinco dimensões da espiritualidade de São João Batista Scalabrini. A primeira, cristocêntrica, revela sua conformação a Cristo, vivendo a fé como um processo contínuo de configuração ao Verbo Encarnado e reconhecendo a história, a Igreja e a humanidade como prolongamentos da Encarnação. A segunda, eclesial, evidencia seu amor à Igreja, sua fidelidade ao Papa e sua dedicação ao povo, especialmente aos pobres e afastados, exercendo o ministério episcopal com obediência e proximidade pastoral. A terceira, caritativa, mostra sua entrega aos necessitados, em particular aos migrantes, com total confiança na Providência, colocando seus recursos e sua vida a serviço dos mais pobres, por meio da fundação de obras e institutos. A quarta, de comunhão, expressa sua atuação como promotor da reconciliação e do diálogo em contextos de tensões sociais e políticas, buscando integrar fidelidade à Igreja e atenção aos sinais dos tempos. Por fim, a dimensão missionária permeou toda a sua vida, unindo ação e oração como aspectos inseparáveis da missão, e reconhecendo nos migrantes um campo privilegiado de evangelização e encarnação do Reino de Deus.

Congresso de Espiritualidade Scalabriniana em São Paulo - Seminário São João XXII

Ao final de sua explanação, a Missionária afirmou que a espiritualidade Scalabriniana é a “alma da missão”, e que vida interior de Scalabrini, sustentada pela oração e adoração, alimentou sua ação pastoral.

Espiritualidade na secularidade

O segundo tema da manhã foi dedicado à reflexão sobre a vivência da espiritualidade nas diversas vocações da Família Scalabriniana, com destaque para o tema “Espiritualidade Scalabriniana na Secularidade”, apresentado por Rita Bonassi e Rose Casagrande, Missionárias Seculares Scalabrinianas (MSS).

Durante a exposição, foi abordada a origem do Instituto Secular, nascido em contato com os Missionários Scalabrinianos e reconhecido como instituto de direito diocesano. O carisma é vivido por mulheres leigas consagradas, que assumem os conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência, permanecendo inseridas nas realidades ordinárias da sociedade.

Congresso de Espiritualidade Scalabriniana em São Paulo - Seminário São João XXII

De acordo com as Missionárias Seculares, a missão das consagradas se dá “a partir de dentro”, buscando transformar o mundo pelo testemunho silencioso e pelo compromisso com a justiça. A causa dos migrantes é assumida como dimensão essencial da consagração, por meio da vivência do acolhimento, da solidariedade e da dignidade humana.

Rita e Rose destacaram que viver a Espiritualidade Scalabriniana na secularidade exige comunhão com Deus, alimentada pela oração, escuta da Palavra e vida comunitária, mesmo inseridas nas estruturas seculares.

Congresso de Espiritualidade Scalabriniana em São Paulo - Seminário São João XXII

Testemunho de migrante

A manhã foi encerrada com o testemunho de uma migrante de origem cubana, que compartilhou sua experiência de vida no Brasil junto aos filhos. A fala abordou os desafios do processo migratório, a superação de obstáculos e o apoio recebido em sua trajetória de recomeço.

Congresso de Espiritualidade Scalabriniana em São Paulo - Seminário São João XXII

Visitas a espaços da história Scalabriniana

No período da tarde, os participantes realizaram visitas a locais que marcam a história e a espiritualidade Scalabriniana. O objetivo foi aprofundar o conhecimento do carisma a partir dos marcos históricos dos ramos da Congregação. Foram visitados:

Congresso de Espiritualidade Scalabriniana em São Paulo - Seminário São João XXII

Museu Scalabrini e Túmulo do Pe. Marchetti, no Ipiranga;

Museu Madre Assunta, na Vila Prudente;

Centro Internacional para Jovens João Batista Scalabrini, das Missionárias Seculares Scalabrinianas.

Em cada espaço, os participantes conheceram o testemunho de pessoas que assumiram o carisma Scalabriniano, em uma experiência vocacional voltada ao serviço aos migrantes. As visitas foram concluídas com um momento de confraternização na casa das Missionárias Seculares Scalabrinianas.

Congresso de Espiritualidade Scalabriniana em São Paulo - Seminário São João XXII

Fique por dentro de tudo que aconteceu no Congresso de Espiritualidade Scalabriniana 2025, clicando aqui.


Texto: Equipe de Comunicação do Congresso de Espiritualidade Scalabriniana 2025

Fotos: Congresso de Espiritualidade Scalabriniana 2025.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo