SIMN e ACNUR renovam Memorando de Entendimento em Genebra

A Rede Internacional de Migração Scalabrini (SIMN) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) renovaram seu Memorando de Entendimento em Genebra, na Suíça, reforçando o compromisso com a proteção e assistência a migrantes, refugiados e pessoas em deslocamento humano.

De acordo com notícia publicada no portal do SIMN, a renovação estabelece as bases para uma expansão da cooperação em áreas como pesquisa, colocação de empregos, defesa e inovação, com o objetivo de desenvolver soluções para os desafios da mobilidade humana. As discussões focaram no fortalecimento da colaboração entre as duas entidades para enfrentar as questões emergentes da migração e do deslocamento forçado.

"Esse acordo renovado fortalece nossa capacidade de responder às necessidades urgentes das pessoas deslocadas e defender políticas de migração humanas. Ao trabalharmos juntos, podemos implementar programas que ofereçam oportunidades reais e promovam soluções de longo prazo para migrantes e refugiados", destacou Padre Márcio Toniazzo, Diretor Executivo do SIMN.

A renovação ocorre em um contexto de aumento das crises migratórias, impulsionadas por conflitos, instabilidade econômica e mudanças climáticas, refletindo o compromisso compartilhado das organizações em garantir proteção e apoio às populações afetadas.

Para a Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos colaborações com entidade civis, a exemplo do ACNUR e das Embaixadas, ampliam o alcance das ações voltadas para a inclusão, dignidade e direitos dos migrantes e refugiados, oferecendo soluções práticas e imediatas para enfrentar os desafios que essas populações enfrentam.


Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.

Foto: Scalabrini International Migration Network (SIMN).

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo