Superior Regional realiza Visita Canônica às missões scalabrinianas de São Pedro de Jujuy e Mendoza

A agenda incluiu encontros pastorais, Celebrações Eucarísticas, visitas às comunidades migrantes e reuniões com representantes da Igreja local

Entre os dias 8 e 13 de maio, o Superior Regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM), Pe. Alexandre De Nardi Biolchi, CS, realizou a Visita Canônica às missões scalabrinianas de São Pedro de Jujuy e Mendoza, na Argentina. A agenda incluiu encontros pastorais, Celebrações Eucarísticas, visitas às comunidades migrantes e reuniões com representantes da Igreja local.

Passagem por São Pedro de Jujuy

Na missão de São Pedro de Jujuy, a presença scalabriniana acontece por meio da Paróquia Santa Teresinha e São João Batista Scalabrini, da Paróquia Nossa Senhora das Mercês e do Departamento Diocesano de Migração. Durante a visita, o Superior Regional encontrou-se com o Pe. José Renato Vendrusculo, CS e o Diácono Ortiz Carboni, CS; além de presidir a Eucaristia na Paróquia Santa Teresinha e São João Batista Scalabrini.

A programação também contou com a visita ao túmulo do Servo de Deus Pe. Tarcísio Rubin, onde Pe. Alexandre presidiu a Santa Missa pelos 97 anos de nascimento do Missionário Scalabriniano. O Superior Regional visitou ainda comunidades e áreas onde vivem famílias migrantes e refugiadas.

Outro momento significativo foi o encontro com Dom César Daniel Fernández, Bispo da Diocese de Jujuy, fortalecendo a comunhão entre a Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos e a Igreja local.

Visita a Mendoza

Em Mendoza, a visita contemplou as obras mantidas pela Congregação na Arquidiocese: a Paróquia Mãe dos Migrantes, a Escola Mons. Scalabrini, a Casa de Acolhida Hogar de Tránsito Pe. Tarcisio Rubin e o Departamento Arquidiocesano de Pastoral Migratória.

Durante a permanência na missão, Pe. Alexandre reuniu-se com os Missionários Scalabrinianos Pe. Albertus Baba e Pe. Monel Occimable, presidiu Celebrações Eucarísticas com a comunidade paroquial e com migrantes bolivianos, além de visitar a Casa do Migrante e a Escola Mons. Scalabrini. Na instituição de ensino, dialogou com os alunos sobre o Ano Vocacional Scalabriniano e a missão da Congregação junto aos migrantes, refugiados e marítimos.

A visita foi concluída com um encontro com Dom Marcelo Daniel Colombo, Arcebispo de Mendoza e presidente da Conferência Episcopal Argentina (CEA).


Texto: Vitor da Cruz Azevedo, setor de conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.

Fotos: Arquivo pessoal.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo