Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Superior Regional realiza Visita Canônica às missões scalabrinianas de São Pedro de Jujuy e Mendoza
A agenda incluiu encontros pastorais, Celebrações Eucarísticas, visitas às comunidades migrantes e reuniões com representantes da Igreja local
Entre os dias 8 e 13 de maio, o Superior Regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM), Pe. Alexandre De Nardi Biolchi, CS, realizou a Visita Canônica às missões scalabrinianas de São Pedro de Jujuy e Mendoza, na Argentina. A agenda incluiu encontros pastorais, Celebrações Eucarísticas, visitas às comunidades migrantes e reuniões com representantes da Igreja local.
Passagem por São Pedro de Jujuy
Na missão de São Pedro de Jujuy, a presença scalabriniana acontece por meio da Paróquia Santa Teresinha e São João Batista Scalabrini, da Paróquia Nossa Senhora das Mercês e do Departamento Diocesano de Migração. Durante a visita, o Superior Regional encontrou-se com o Pe. José Renato Vendrusculo, CS e o Diácono Ortiz Carboni, CS; além de presidir a Eucaristia na Paróquia Santa Teresinha e São João Batista Scalabrini.
A programação também contou com a visita ao túmulo do Servo de Deus Pe. Tarcísio Rubin, onde Pe. Alexandre presidiu a Santa Missa pelos 97 anos de nascimento do Missionário Scalabriniano. O Superior Regional visitou ainda comunidades e áreas onde vivem famílias migrantes e refugiadas.
Outro momento significativo foi o encontro com Dom César Daniel Fernández, Bispo da Diocese de Jujuy, fortalecendo a comunhão entre a Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos e a Igreja local.
Visita a Mendoza
Em Mendoza, a visita contemplou as obras mantidas pela Congregação na Arquidiocese: a Paróquia Mãe dos Migrantes, a Escola Mons. Scalabrini, a Casa de Acolhida Hogar de Tránsito Pe. Tarcisio Rubin e o Departamento Arquidiocesano de Pastoral Migratória.
Durante a permanência na missão, Pe. Alexandre reuniu-se com os Missionários Scalabrinianos Pe. Albertus Baba e Pe. Monel Occimable, presidiu Celebrações Eucarísticas com a comunidade paroquial e com migrantes bolivianos, além de visitar a Casa do Migrante e a Escola Mons. Scalabrini. Na instituição de ensino, dialogou com os alunos sobre o Ano Vocacional Scalabriniano e a missão da Congregação junto aos migrantes, refugiados e marítimos.
A visita foi concluída com um encontro com Dom Marcelo Daniel Colombo, Arcebispo de Mendoza e presidente da Conferência Episcopal Argentina (CEA).
Texto: Vitor da Cruz Azevedo, setor de conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.
Fotos: Arquivo pessoal.