
Encontro preparou a Jornada Mundial do Migrante e Refugiado e o Jubileu dos Migrantes na Arquidiocese de Lima
No último domingo, 28 de setembro, diversos grupos de coletividades migrantes que vivem em Lima, no Peru, participaram de um encontro de oração e reflexão no Santuário Santa Rosa de Lima. A atividade foi marcada pela leitura, meditação e oração comunitária em torno da mensagem do Papa Leão XIV para a Jornada Mundial do Migrante e Refugiado.
Os participantes realizaram a tradicional passagem pela Porta Santa do Santuário, gesto que simboliza o caminho de fé no contexto do Jubileu dos Migrantes. O momento foi concluído com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Missionário Scalabriniano, Pe. Sidnei Marco Dornelas, CS, Pároco da Paróquia Jesus Nazareno, em Lima.
Durante a Eucaristia, Pe. Sidnei recordou a mensagem do Sumo Pontífice e destacou a importância de viver a fé em comunhão, reconhecendo os migrantes como protagonistas da vida da Igreja. A celebração também fez memória a São João Batista Scalabrini, fundador da Congregação dos Missionários de São Carlos, e a São Juan Macías, missionário dominicano e um dos grandes evangelizadores do Peru, lembrado pelos 50 anos de sua canonização.
A grande celebração do Jubileu dos Migrantes na Arquidiocese de Lima acontecerá no dia 9 de novembro, às 11h, na Catedral de Lima, presidida pelo Cardeal Dom Carlos Castillo, Arcebispo da capital peruana.
Texto: Vitor da Cruz Azevedo, setor de conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.
Fotos: Arquivo pessoal.