Conferência Sul-Americana sobre Migrações visa debater ideias sobre política migratória

Nos dias 5 e 6 de dezembro, Lima, capital do Peru, foi sede da XXI Conferência Sul-Americana sobre Migrações (CSM), um processo consultivo regional, inaugurado em 2000, que reúne anualmente áreas consulares e migratórias de todos os países da América do Sul com o objetivo de debater ideias, compartilhar boas práticas e avançar em direção a uma política migratória regional.

De acordo com o Padre Luiz Carlos do Arte, CS, durante a Conferência ocorreu a votação de uma emenda ao estatuto para incluir formalmente a participação de Organizações da Sociedade Civil (OSC) da região que trabalham em questões migratórias: “Isso representa um grande passo, pelo qual as OSC vinham lutando, já que até então sua presença era apenas como observadoras”, explica.

Durante a apresentação, os participantes valorizaram e celebraram a incorporação formal da Sociedade Civil ao espaço e expressaram: "Nossa presença continua nas rotas migratórias, nas fronteiras e nos territórios, está na base de nossa experiência e perícia. Nossos conhecimentos e habilidades são diferentes dos Estados e das administrações públicas, mas são complementares. Temos a certeza de que podemos contribuir de maneira construtiva e propositiva para o diálogo regional e para o design e implementação de políticas que, a partir de uma perspectiva de direitos, melhorem as condições de vida das pessoas migrantes".

Quatro Organizações participaram do evento, são elas: Associação Missionários de São Carlos Scalabrinianos (Peru), o Centro de Estudos Legais e Sociais (CELS, Argentina), a Comissão Argentina para Pessoas Migrantes e Refugiadas (CAREF) e Encontros - Serviço Jesuíta a Migrantes (SJM, Peru), que representaram doze organizações regionais.

A partir da próxima Conferência, que ocorrerá na Colômbia em 2024, esse setor poderá contribuir com suas vozes e experiência territorial em um ambiente de grande importância para a promoção e fortalecimento dos direitos das pessoas em mobilidade na América do Sul.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo