Stella Maris

O Apostolado do Mar surgiu na cidade de Glasgow, Escócia, em 1920, como iniciativa de um grupo de leigos cujo desejo era cuidar e orientar os marítimos, promovendo o seu bem-estar espiritual, moral e social. Em 1922, o Papa Pio XI aprovou e abençoou o Apostolado do Mar e exortou que fosse difundido em todo o mundo. Em 1997, o Papa João Paulo II, por meio da Carta Apostólica Stella Maris, em forma de Motu Proprio, Stella Maris, instituiu o regulamento do Apostolado do Mar e atualizou as normas emanadas ao longo dos anos de atuação. Em 2020, ao falar sobre o centenário da Stella Maris, o Papa Francisco alertou sobre as dificuldades enfrentadas pelos marinheiros, pescadores e suas famílias.

Nesse mesmo ano (2020) o nome “Obra do Apostolado do Mar” mudou oficialmente para Stella Maris. Atualmente, a Stella Maris, conta com 300 casas nos cinco continentes, cujos serviços, ações, programas e projetos são coordenados, de modo geral, pelo Vaticano, Conferências Episcopais, Dioceses, Paróquias e Capelanias onde prestam seus serviços cerca de mil capelães que atendem as demandas dos marítimos, dos pescadores e de suas famílias.

Ressaltamos que oficialmente treze dessas casas Stella Maris são coordenadas pela Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos, formando uma rede scalabriniana de serviço aos marítimos. Todas as casas Stella Maris, além dos serviços religiosos, oferecem também uma série de serviços nas cidades portuárias, incluindo abrigo, programas de treinamento, acesso a linhas telefônicas internacionais e internet para conectá-los com seus familiares, centros recreativos, bibliotecas de empréstimo, televisão, lojas e muito mais.

A seguir, os centros Stella Maris administrados pelos Missionários de São Carlos:

  • África: África do Sul, Cape Town – Cidade do Cabo.
  • Europa: Ravena – Itália.
  • América Central e do Sul: República Dominicana; Puerto Santos Tomás – Guatemala; Rio de Janeiro e Santos – Brasil; Montevidéu – Uruguai; Buenos Aires – Argentina; Arica – Chile.
  • Ásia: Tokyo – Japão; Taipei – Taiwan; Kaohsiung – Taiwan; Manila – Filipinas.

Cinco destes centros estão situados na área de atuação apostólica dos Missionários de São Carlos na América do Sul, Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes. Dois no Brasil, um na Argentina, outro no Uruguai e outro no Chile.

Stella Maris de Santos – São Paulo – Brasil 

Em 1971 foi criada a Stella Maris com a Paróquia Pessoal do Apostolado do Mar, por Decreto de Dom David Picão, em 25 de março, e instalada no dia 28 de março do mesmo ano. A Stella Maris de Santos conta com espaço amplo e cômodo, onde os marítimos podem usufruir de todos os serviços oferecidos. Em 2020 foi inaugurado em Cubatão, no terminal Tiplam, um centro móvel de comunicação para atendimentos a marítimos, iniciativa realizada a partir do convite da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte-ITF.

Endereço:

Av. Washington Luiz, 361 – Bairro Boqueirão, CEP: 11055-001 – Santos – SP. Tel. (55+13)3234-8910

E-mail: stellamarissantos@yahoo.es

Serviços oferecidos: Telefone, internet, serviço de transporte, Bbiblioteca, jogos, souvenirs, visita aos doentes, mMissa a bordo dos navios, etc. 

Diretor: Pe. Frandry Tamar

 

Stella Maris de Rio de Janeiro – Brasil 

Em 1998 foi instituído o centro Stella Maris, na cidade do Rio de Janeiro, com aprovação da Direção Geral da Congregação e com o Decreto do Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, Arcebispo do Rio de Janeiro.

Endereço:

Rua Álvaro Ramos, 385, Botafogo. CEP 22280-110 – Rio de Janeiro, RJ.

Tel. (55+21) 2275-6494 / Fax: 2223-0297

E-mail: stellamarisrj1998@stellamarisrio.com

Sede do Centro Stella Maris: Armazém 18 (dentro do porto)

Serviços oferecidos: Telefone, internet, serviço de transporte, Bbiblioteca, jogos, souvenirs, visita aos doentes, mMissa a bordo dos navios, etc.

Diretor: Pe. Joseph Nguyen Van Tien

 

Centro Stella Maris – Buenos Aires – Argentina

Endereço: Independêencia, 20 – Buenos Aires – Argentina

Telefone: (54-11) 4334-7717 / (54-11) 4331-0832

E-mail: hogardelmarino@yahoo.com.ar

Serviços oferecidos: Internet, telefone, hospedagem, etc.

Diretor: Pe. Samuel Fonseca Torres, Diretor

 

Centro Stella Maris – Montevidéu – Uruguai 

Endereço: Washington, 274 – 11606 – Montevidéu – Uruguai

Telefone: (02) 4815322 -e (02) 9152421

Serviços oferecidos: visita aos navios.

Diretor: Pe. Febrianus Samar

 

Centro Stella Maris – Arica – Chile

Av. Santa Maria, 2112

Tel. (56) 32674317

Diretor: Pe. Maksimus Ensi Sarjon

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo