Toda pessoa, em algum momento da vida, já praticou a caridade. A caridade é uma qualidade do coração humano. Por isso, é possível encontrar gestos sinceros de ajuda entre os seres humanos para com os mais pobres e necessitados em todo tempo e lugar.
E ainda mais, pesquisas na área da saúde psíquica comprovam que ações de caridade estimulam a área do sistema nervoso central responsável por lidar com estresse.
O que acontece? O cérebro, ao ver nossas ações causando mudanças positivas na vida de alguém, ativa a produção de dopamina que é o hormônio que nos dá a sensação de prazer e felicidade.
Logo, a sensação de felicidade se espalha para o corpo inteiro e um simples gesto é capaz de tornar um ser humano melhor, mais comprometido com o outro e protagonista de uma nova sociedade.
Agora, o Evangelho nos diz: "Pois sempre tereis convosco os pobres" (cf. Jo 12,8). O irmão necessitado de ajuda é uma realidade constante no meio de nós, e o Evangelho é uma inspiração segura para a prática da caridade sem discriminação de nenhum tipo.
Portanto, inspirados no Evangelho, propomos 5 dicas de como podemos ajudar os pobres e necessitados a fim de que essa experiência se espalhe e desperte novos cristãos.
#1ª Dica: Dedicar tempo em nome da caridade
Se observarmos bem as atitudes de Jesus, em toda sua jornada, Ele esteve com as pessoas e dedicou-lhes seu precioso tempo. Sua atenção comunicou esperança, curou feridas e realizou milagres e, no momento certo, Ele lhes deu o pão como alimento.
Ora, dizem que “tempo é dinheiro”, ou seja, é precioso, e é verdade, porque se há algo que custa para o ser humano hoje é ter tempo para estar com alguém, um tempo precioso como a raridade de um tesouro, ou melhor, um tempo de qualidade.
Por isso, a primeira coisa que precisamos dar a um pobre e necessitado é um pouco do nosso tempo, independente de qualquer ação concreta que o acompanhe. O olhar, um sorriso, uma mão estendida revelam que somos irmãos, ainda que sejamos diferentes.
#2ª Dica: Suprir as necessidades básicas por caridade
A imagem do Bom Samaritano é a mais completa para falar sobre suprir as necessidades de um irmão necessitado. Diz o Evangelho que aquele homem abandonado pelos assaltantes teve a ajuda de seu inimigo.
Uma vez que o samaritano foi o único que "aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele" (cf. Lc 10,34).
Assim, suprir as necessidades de um pobre é assisti-lo, com caridade, por meio de várias iniciativas, como doação de alimentos, roupas, utensílios domésticos, móveis, medicação e também assistência médica.
E há sempre um lugar próximo onde podemos deixar nossas doações e compartilhar algo que ainda sirva para alguma pessoa.
#3ª Dica: Instruir com informações e colaboração intelectual
Você já foi abordado em algum caixa eletrônico por um irmão que não sabia como sacar dinheiro ou fazer qualquer procedimento básico? Com certeza! Pois saiba que quando ensinamos ou orientamos alguém, estamos agindo com caridade.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apenas 12% da população brasileira está no nível “proficiente”, o mais alto da escala; a cada dez brasileiros, três são considerados analfabetos funcionais,ou seja, incapazes de compreender e interpretar textos simples ou fazer cálculos básicos.
Portanto, se você está entre esses 12% da população, considere-se privilegiado. Porém há muitos ao seu redor que não são e precisam de ajuda para ler e interpretar a vida nas necessidades mínimas.
E é possível ajudar alguém a melhorar a condição intelectual e até adquirir um ofício, seja como voluntário em uma ação social ou apoiando projetos que investem tempo e mão de obra qualificada para a educação e qualificação de homens e mulheres.
#4ª Dica: Conseguir um trabalho
O mundo está conectado em uma rede de comunicação possibilitada pela internet. Apesar dos transtornos causados pelo mau uso desse veículo de informação, há muitos mais benefícios que malefícios.
Um dos tantos benefícios é a rede de apoio que existe no mundo entre pessoas de diversas nacionalidades. Mas a gente nem precisa ir tão longe para encontrar ou oferecer apoio para alguém, porque perto de nós tem inúmeros desempregados à espera de caridade.
Portanto, ajudar alguém a conseguir um trabalho é uma grande caridade. Claro que para isso é preciso uma sondagem, conhecimento prévio para não comprometer a empresa e nem frustrar a pessoa. Mas o trabalho traz dignidade e empodera o ser humano.
#5ª Dica: Evangelizar é a suma caridade
Certa vez, Jesus falava para uma grande multidão, quando o teto da casa se abriu e desceram um paralítico em uma maca (cf. Mc 2,2-12). Que surpresa foram as palavras de Jesus contrariando todos os doutores da lei que o observavam:
"Eu te ordeno: levanta-te, toma o teu leito e vai para casa”. No mesmo instante, ele se levantou e, tomando o leito, foi-se embora à vista de todos. A multidão inteira encheu-se de profunda admiração”.
O encontro daquele homem com Jesus transformou sua vida a ponto de ele assumir sua própria condição, sua história e continuar a viver. A evangelização traz ao ser humano a consciência do que ele é capaz de superar e melhorar com a ajuda de Deus e dos irmãos.
Portanto, apresentar o Evangelho para alguém é uma grande obra de caridade. Talvez você se ache incapaz, mas não podemos esquecer de que Deus age na nossa incapacidade e, quando se fala do Evangelho, a gente nunca erra.
Por fim...
A atenção da qual falamos na primeira dica é primordial durante toda sua jornada, porque, em um simples gesto, você realiza uma caridade para alguém e, mais do que dar, você recebe uma visita do Bom Samaritano no seu coração.
Você ai gostar de ler também: 7 ações para praticar mais a solidariedade