Há uma música antiga que diz: “Só tem lugar nesta mesa pra quem ama e pede perdão, só comunga nesta ceia quem comunga na vida do irmão”. É uma canção muito usada em campanhas de solidariedade.
Mas o que significa a palavra solidariedade? O dicionário define como “característica da pessoa solidária, de quem está disposto a ajudar, acompanhar ou defender outra pessoa”.
Porém, ser solidário é uma necessidade urgente dos tempos atuais e quando ela vem acompanhada de princípios evangélicos, torna-se uma atitude transformadora e cheia de esperança. Ela deixa frutos na vida de quem ajuda e de quem recebe.
No entanto, como praticar a solidariedade à luz do Evangelho? Vamos responder com a passagem de Mateus 25,35: "porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim".
Assim, a partir das Sagradas Escrituras, preparamos este post com 7 ações que podem te inspirar a praticar mais a solidariedade a fim de ajudar cada um de nós a sermos agentes transformadores na sociedade.
# Passo1 - Empatia e solidariedade
Antes de qualquer ação solidária, é importante ter no coração sentimentos de compaixão para com o outro, ou seja, colocar-se no lugar dele, ter empatia.
Ora, empatia é diferente de simpatia, muitos são simpáticos, porém nem todos são empáticos. Empatia é uma característica de quem se vê na situação do outro e procura ajudar sem julgar.
Portanto, o primeiro passo é colocar-se à disposição do outro porque ele é igual a mim, possui as mesmas necessidades, tem direito a mesma dignidade e assim a solidariedade será uma consequência de tudo.
# Passo 2 - Doação de alimentos
É verdade que existem muitas iniciativas para doação de alimentos no mundo, como também há período do ano que isso ocorre mais, por exemplo, no Natal. Porém ainda não é suficiente para matar a fome de todos.
E junto com a pandemia da covid 19, veio a pandemia da fome no mundo. Só no Brasil são “116 milhões de pessoas — mais da metade dos lares brasileiros — estavam em situação de insegurança alimentar e 19 milhões passavam fome, segundo pesquisa da Rede Penssan.
Sendo assim, a doação de alimentos é fundamental na prática da solidariedade. Com certeza, perto de você, existe uma associação ou paróquia que arrecada alimentos para as famílias.
# Passo 3 - A água como urgência na solidariedade
No dia 21 de março comemora-se o Dia Mundial da Água e no dia 19 de novembro, o dia do “Banheiro”. E segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), em todo o globo, 4,2 bilhões de pessoas não têm acesso a esse serviço por falta de saneamento básico.
Logo, a água é uma necessidade vital para o ser humano e para o planeta; a falta de água gera consequências graves e preservá-la é praticar a solidariedade.
O Papa Francisco, no dia Mundial da Água, lembrou que a segurança da água hoje é ameaçada pela poluição, conflitos, mudanças climáticas e abuso dos recursos naturais.
Portanto, dar de beber a alguém, economizar água e cuidar do meio ambiente são ações solidárias que trarão bem-estar para toda humanidade.
# Passo 4 - Fui peregrino e agora sou migrante!
No tempo de Jesus, as peregrinações eram comuns. Os judeus estavam sempre a caminho desde o tempo de Abraão e, todos os anos, eles iam a Jerusalém pelo menos uma vez. Hoje, os peregrinos são também o povo de Deus em busca de solidariedade.
No entanto, o peregrino de hoje tem, também, outro rosto: o do migrante! Segundo a ONU, um número recorde de refugiados e migrantes cruzam as fronteiras internacionais fugindo de conflitos, perseguições e da pobreza, constantemente!
Agora, você sabia que o carisma dos Scalabrinianos tem uma atividade apostólica voltada para os migrantes? Assim como eles, é possível praticar a solidariedade, ajudar muitas famílias a diminuírem a tristeza e encontrarem um recomeço em uma nova pátria.
Você já ouviu falar da Solidariedade Missionária?
# Passo 5 - Eu estive nu e me vestiste
Quantas vezes empilhamos roupa e acessórios no guarda-roupa e deixamos de ajudar alguém que precisa se vestir, se cobrir ou se enxugar melhor. Logo, a solidariedade passa pelas vestes também.
Ainda mais: o consumismo provocado pelo mundo capitalista não oferece tempo para ninguém usar uma roupa mais de uma vez. Esse consumo acontece de crianças até adultos. Desta forma, existe uma quantidade de roupas, brinquedos, acessórios e tudo mais esperando um novo dono.
Portanto, outra forma de praticar a solidariedade é fazer uma faxina dentro de casa para compartilhar com o outro, nosso irmão ou irmã, algo útil e em bom estado de conservação.
# Passo 6 - Visite um enfermo
Você já se perguntou quantas pessoas estão enfermas no mundo? Milhares. Porém, quantas são visitadas? Jesus está sempre presente no enfermo e quando alguém o visita é também visitado por Deus.
Portanto, a visita a um doente é uma forma de solidariedade, produz compaixão e leva alívio às pessoas. Claro que nem todo mundo consegue ir ao hospital, mas há outras formas de prestar solidariedade a um enfermo, como doando remédios, fraldas e alimentos.
# Passo 7 - Estive preso e a solidariedade me visitou
Certa vez, o Papa Francisco disse, dirigindo-se aos presos, que ninguém pode ser privado do direito de recomeçar e convidou os encarcerados a olharem para o crucificado.
Da mesma forma, quando nos dispomos a visitar alguém na prisão, estamos olhando o Cristo crucificado e praticando a solidariedade para com o outro. Esse serviço também não é comum a todos, mas é possível para alguns.
Por isso que quando se trata de obra social ou visita solidária, é importante procurar algo que lhe cause bem e não afete a saúde emocional. Mas, assim como os presos, há ainda aqueles que são prisioneiros de vícios, de abusos, de discriminação de qualquer natureza e esperam uma visita.
Com esses 7 passos, deixamos algumas dicas para você colocar em prática a solidariedade. Sempre é tempo de exercer o bem e descobrir de que forma se pode amar a Deus no outro.
Leia também: 5 dicas de como podemos ajudar os pobres e necessitados