Campanha da Fraternidade 2024

A Campanha da Fraternidade tem como objetivo geral despertar para a beleza da fraternidade humana, fortalecendo os vínculos da amizade social, a fim de que em Jesus Cristo, a paz se torne uma realidade para todas as pessoas e todos os povos. Este ano, tem como tema “Fraternidade e Amizade social” e lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

Como cristãos católicos, somos convidados a promover vínculos de amizade, capazes de estimular a comunhão, a reconciliação entre as pessoas e o espírito fraterno, favorecendo a promoção do bem comum.

O texto oficial aponta para três perspectivas: “Incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus; impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família; e agir conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária”, conforme diz.

ONDE SURGIU

Neste ano de 2024, a Campanha da Fraternidade marca os 60 anos deste movimento quaresmal que nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, em 1962, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.

Dois anos depois, em 1964, a campanha se estendeu para todo o Brasil e, desde então, ocorre a nível nacional. Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja Católica no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo