No dia 21 de fevereiro, comemoramos no país o Dia Nacional do Imigrante Italiano que, em 2024, celebramos os 150 anos da chegada em massa destes imigrantes. A data refere-se a um fato que marcou a história: o navio La Sofia, repleto de imigrantes italianos, partiu do porto de Gênova, Itália, e transportou 386 pessoas, especialmente trentinos e vênetos, que desembarcaram no estado do Espírito Santo em 1874.
É uma data importante também para a Congregação dos Missionários de São Carlos, uma vez que o estado do Espírito Santo foi um dos primeiros destinos de missão dos Missionários enviados por Dom João Batista Scalabrini para acompanhar os imigrantes italianos. Os missionários chegaram no Espírito Santo em 1888, ou seja, apenas 14 anos após a chegada do primeiro e significativo grupo de imigrantes.
150 anos depois, os povoados que cresceram com a presença italiana, são hoje prósperas cidades em todos os Estados do Brasil onde os imigrantes italianos chegaram, o que certamente não apaga nem diminui as inúmeras dificuldades que os pioneiros tiveram de enfrentar ao longo dos anos.
O Santo dos migrantes, São João Batista Scalabrini afirmava: “para o migrante, pátria é a terra que lhe dá o pão”. Que esta memória festiva dos antepassados imigrantes italianos que trouxeram a fé e o trabalho, com o desejo de progredir e fazer do Brasil a sua nova pátria, ajude a perpetuar a memória da acolhida aos novos migrantes que aqui chegam.
Que São João Batista Scalabrini abençoe a todos os descendentes dos imigrantes italianos no país, que saibam valorizar e honrar a memória daqueles que deixaram tudo para procurar uma vida nova tão longe de casa, que saibam acolher, assim como seus antepassados foram acolhidos. Feliz dia nacional do imigrante italiano!