
Papa Francisco lançou sua quarta Carta Encíclica, e desta vez reflete sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus Cristo. Com o título “Dilexit nos” (Amou-nos), Francisco nos convida a resgatar o que realmente importa: o coração.
A nova Encíclica do Sumo Pontífice, que enfatiza o amor humano e divino do Coração de Jesus, pode ser fortemente relacionada à missão Scalabriniana, que se concentra em acolher e apoiar migrantes e refugiados.
A mensagem do Papa sobre a ternura do amor de Cristo e a importância de reconhecer a dignidade de cada ser humano ecoa diretamente os valores centrais do Carisma Scalabriniano. Assim como o Papa convida os fiéis a renovarem sua devoção e a praticarem um amor ativo, os Missionários Scalabrinianos trabalham para construir laços fraternos entre as comunidades, promovendo a inclusão e a dignidade dos migrantes.
Além disso, a ênfase do Papa na necessidade de cuidar da “nossa casa comum” ressoa com o compromisso Scalabriniano de enfrentar os desafios globais da migração, pois entre as causas das migrações estão as situações climáticas extremas que afetam o nosso planeta. Ambos os enfoques destacam a importância de um amor que age, que se traduz em solidariedade e cuidado com os que mais precisam, e que ajude as pessoas a encontrarem um lar e um sentido de pertencimento.
Assim, a reflexão do Papa não apenas enriquece a Espiritualidade Scalabriniana, mas também oferece uma base teológica e prática para os Discípulos Missionários de São João Batista Scalabrini continuarem sua missão de acolhimento e promoção da dignidade humana em um mundo que, muitas vezes, parece ter perdido o coração.
Por Vitor da Cruz Azevedo
Foto: Adobe Stock