O que significa caridade na Bíblia?

“Deus é amor” (cf. 1Jo 4,8). Com apenas uma palavra o evangelista define Deus.  E falar de amor é o mesmo que tratar sobre caridade na Bíblia. Apesar de a caridade ser muitas vezes comparada à solidariedade, elas não são tão próximas assim.

A caridade bíblica tem sua fonte em Deus, está unida à doação da própria vida e produz solidariedade. No entanto, o inverso nem sempre é real. A solidariedade não vem sempre acompanhada de doação de vida. 

Portanto, a caridade, na concepção cristã, não é simplesmente uma atitude ética, mas a essência do cristianismo. Basta recordar o que o Senhor nos disse: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (cf. Jo 13,34).

E a Palavra de Deus está repleta de exemplos de caridade. Por isso preparamos este post para falar sobre a Caridade na Bíblia.

 

Caridade na Bíblia é sinônimo de Amor de Deus

 

"Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (cf. Jo 3,16). A caridade na Bíblia se explica plenamente em Cristo. Ele é o amor de Deus encarnado que se doa por nós.

Sendo assim, toda Sua trajetória de vida foi uma explicação do amor do Pai pela humanidade. E o cristianismo tem sua sustentação nesta verdade: Deus nos ama profundamente.

“Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor" (cf. Jo  15,9). Não há como duvidar do plano de salvação de Deus por nós, uma vez que Ele demonstrou totalmente isso pela entrega de Cristo. 

 

Bom Samaritano - exemplo de caridade na Bíblia

 

Você já leu a parábola do Bom Samaritano? Então, vamos relembrar esta bela história de caridade na Bíblia. A história diz que um doutor da lei perguntou a Jesus quem seria seu próximo.

Mas que surpresa foi para aquele homem ouvir a resposta a partir de um fato inédito: ladrões assaltaram um homem, abandonaram-no na estrada quase morto e ninguém o socorreu, a não ser um samaritano que era discriminado pela maioria dos judeus.

Ora, o samaritano cuidou do homem: "Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele."

Assim, ele usou de caridade para com aquele homem, um desconhecido. A caridade neste tema bíblico nos faz ver o outro como alguém semelhante a nós, como pessoa, sem considerar sua origem ou muito menos a religião.

Então, Jesus lhe devolve a pergunta: "Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?”. E ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. E assim é a caridade evangélica: amar o outro acima de qualquer condição.

 

Obra de caridade na Bíblia

 

"Reuniu-se uma tal multidão, que não podiam encontrar lugar nem mesmo junto à porta. E ele os ins­truía. Trouxeram-lhe um paralítico, carregado por quatro homens. Como não pudessem apresentá-lo por causa da multidão, descobriram o teto por cima do lugar onde Jesus se achava e, por uma abertura, desceram o leito em que jazia o paralítico" (Mc 2, 2-4).

Este relato nos fala da caridade na Bíblia realizada por algumas pessoas. Elas conheciam aquele homem paralítico e acharam em Jesus a oportunidade de sua cura completa.

A primeira e maior caridade consiste em apresentar Jesus para uma pessoa. E imediatamente, oferecê-la dignidade. Dessa forma, agiram aqueles homens e até hoje o evangelho continua inspirando pessoas a agir da mesma forma.

Logo, a caridade na Bíblia é fonte de muitas obras de caridade espalhadas pelo mundo. E muitas Congregações e Institutos de Vida Consagrada oferecem suas vidas e nasceram para socorrer pessoas que são marginalizadas e humilhadas pela sociedade e pelos órgãos públicos.

 

Santos - testemunhas da caridade 

 

"Pedro fitou nele os olhos, como também João, e disse: ‘Olha para nós’. Ele os olhou com atenção, esperando receber deles alguma coisa. Pedro, porém, disse: ‘Não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho, eu te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!’” ( At 3,4-6).

É incrível a convicção com que Pedro e João falam de Jesus para aquele coxo. Nessa passagem bíblica, eles já tinham recebido o  Espírito Santo em Pentecostes e anunciam o amor de Deus sem temor algum.

Portanto, a caridade na Bíblia também se explica pela missão! E quem envia é o próprio Cristo com a força do Espírito Santo. Mas no rastro de São Pedro e São João, o Senhor inspirou muitos homens e mulheres no anúncio do Evangelho e na prática da caridade com o outro.

Os santos e santas da Igreja Católica são testemunhas da caridade na Bíblia. E, entre eles, certamente se encontra o Bem-aventurado João Batista Scalabrini. Movido pela caridade, ele fundou uma Congregação Religiosa para a assistência material e espiritual dos emigrantes, a qual tem respondido aos apelos do Evangelho desde sua fundação até os tempos de hoje.

Portanto, a caridade na Bíblia tem sido inspiração para o povo de Deus ao longo de sua história e quem conhece a força do Amor, torna-O conhecido até hoje.

 

Leia mais: 5 dicas de como podemos ajudar os pobres e necessitados

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.

Concordo