Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria.
Biografia breve (PT)
* 06/05/1929
+ 03/10/1983
“Sinto urgente a necessidade de realizar um estilo de vida que seja uma fonte de oração, na solidão do silêncio,
um lugar de comunidade religiosa apostólica, eucarística, um testemunho de trabalho manual, de pobreza no alimento e na habitação” – Pe. Tarcisio Rubin, CS
Nasceu na Itália, em Loreggia, no dia 06 de maio de 1929.
Sentindo o chamado de Deus para o sacerdócio, entrou no seminário scalabriniano, fez toda a sua preparação e foi ordenado sacerdote em março de 1953.
Logo foi destinado a ser missionário na Suíça, entre os imigrantes italianos nas cidades de Berna e Solothurn.
Voltou para a Itália onde exerceu a tarefa de orientador vocacional e professor nos seminários scalabrinianos de 1957 a 1968. Neste período, fez algumas viagens como capelão de bordo de navios ultra oceânicos.
Novamente partiu em missão para fora da Itália, desta vez, na Alemanha, em Wuppertal e Solingen, de 1969 a 1973.
Uma mudança radical em sua vida aconteceu em 1974. Depois de uma experiência de vida contemplativa na Palestina, partiu para a vida missionária na Argentina.
O boletim paroquial da sua terra natal descreveu assim sua despedida em março de 1974: “Ele parte para uma missão com uma opção apostólica radical… De fato, não tem nem sacola nem dinheiro, leva somente a roupa do corpo, lava a única camisa à noite e a veste pela manhã; viaja descalço e a pé nas pequenas distâncias. Sua riqueza são o Crucifixo e a Bíblia”.
Foi assim que viveu Pe. Tarcisio Rubin entre os mais pobres, na cidade de Mendoza, Córdoba e de Jujuy. Dedicou sua vida aos migrantes bolivianos e chilenos.
Terminou sua peregrinação neste mundo no Alto Calilegua (Jujuy). Subiu a pé as montanhas para celebrar a festa de São Francisco numa pequena e isolada comunidade. Na pequena capelinha, retirou-se para passar a noite. Ali foi encontrado morto, no dia seguinte, na mesma posição em que havia se colocado para sua oração. Era o dia 03 de outubro de 1983.
Em 2009, na diocese de San Salvador de Jujuy, Argentina, foi oficialmente iniciada a causa diocesana para a beatificação de Pe. Tarcisio e concluída em 2018. A documentação do processo diocesano seguiu para Roma em 2019, onde se encontra para análise da Congregação para a Causa dos Santos.
“Deus Pai não abandona seus filhos nem o homem que vive de seu trabalho nem o missionário que confia na Providência” – Pe. Tarcísio Rubin, CS