A presença dos Missionários de São Carlos no Brasil começou de forma distinta em comparação aos Estados Unidos. Enquanto nos EUA as missões se concentraram nas zonas de maior número de migrantes italianos, no Brasil fatores circunstanciais determinaram as primeiras áreas de atuação. Em agosto de 1888, dos primeiros missionários que chegaram, quatro foram enviados ao Espírito Santo, onde o Padre Marcellino Moroni já havia trabalhado, enquanto dois se uniram ao Padre Pietro Colbacchini, que desde 1884 atuava em Curitiba, Paraná. O verdadeiro pioneiro da Missão Scalabriniana em solo nacional foi o Pe. Colbacchini, que ao chegar, instalou-se em Água Verde, subúrbio da capital paranaense, para prestar assistência religiosa aos colonos italianos. Seu projeto previa a criação de uma “casa central” como base para missões volantes, modelo que se consolidaria também em São Paulo anos depois, através do Pe. José Marchetti e seus sucessores.
Pe. Colbacchini enfrentou dificuldades políticas e eclesiais, o que o obrigou a retornar à Itália em 1890. Ainda assim, o trabalho Scalabriniano prosseguiu, especialmente com o reforço dos Padres Faustino Consoni e Francesco Brescianini em 1895. A partir daí, a atuação se expandiu para outras regiões. No Rio Grande do Sul, onde desde 1875 a migração italiana era intensa, os Scalabrinianos começaram a trabalhar em 1896, a convite do bispo de Porto Alegre — um convite raro, pois em muitos lugares do Brasil os missionários enfrentaram resistência inicial por parte do clero local.
Em São Paulo, o jovem Pe. Marchetti teve papel decisivo. Chegou à capital em janeiro de 1895 e fundou o Orfanato Cristóvão Colombo (atual Instituto Cristóvão Colombo) para acolher órfãos de migrantes. Para sustentar o Orfanato, organizava visitas missionárias às fazendas de café, onde muitos italianos trabalhavam em condições difíceis. Durante essas visitas, além de oferecer assistência religiosa, pedia apoio financeiro aos colonos para manter o espaço. Esse modelo de ação missionária itinerante, caracterizou a presença Scalabriniana no estado durante as primeiras décadas, criando raízes que dariam origem a Paróquias.
A primeira paróquia fundada pelos Scalabrinianos no interior paulista foi a de Nossa Senhora da Boa Viagem e São Bernardo, em São Bernardo do Campo, São Paulo, com convênio firmado pelo próprio fundador, Dom João Batista Scalabrini, durante sua visita ao Brasil em 1904. Com o crescimento da missão, os Scalabrinianos também assumiram Igrejas importantes. Em 1908, foi confiada à Congregação a Igreja de Santo Antônio (localizada na Praça do Patriarca, no centro de São Paulo), que se tornou um dos principais polos religiosos da colônia italiana. Desde 1938, a “Associação Nossa Senhora da Paz” estabeleceu sua sede na Igreja de Santo Antônio, onde ficou até a data da sua transferência para a nova Igreja e Paróquia Nossa Senhora da Paz. Dois anos antes, o Arcebispo de São Paulo havia dado autorização à Congregação para que abrisse, na Rua do Glicério, uma residência religiosa, “com a finalidade de organizar a assistência religiosa em favor da colônia italiana de São Paulo”. Em 1940 foi erigida a Paróquia, que começou a funcionar numa Capela provisória.
Ao longo do século XX, a Congregação acompanhou as novas dinâmicas migratórias no Brasil. No Paraná, nas décadas de 1950 e 1960, os Missionários expandiram sua presença para o Norte do Estado, acompanhando a migração interna, enquanto em São Paulo e no Pará passaram a atuar em comunidades formadas por trabalhadores migrantes e pequenos agricultores.
Atualmente, os Missionários de São Carlos seguem comprometidos em sua missão de acolher, proteger, promover e integrar os migrantes e refugiados, de acordo com o carisma de São João Batista Scalabrini. Atuando em Paróquias, Centros de Apoio a Migrantes, trabalhos sociais, seminários e comunidades missionárias, os Scalabrinianos respondem aos novos rostos da migração contemporânea: migrantes climáticos, refugiados e vítimas de tráfico humano. Com presença em diversos estados brasileiros e em parcerias com organismos civis, a Congregação renova diariamente seu compromisso evangelizador com os migrantes, em fidelidade ao chamado de “ser migrante com os migrantes” no mundo em constante mobilidade humana.
Conheça a atuação missionária Scalabriniana no Brasil
Campos Novos
Cascavel
- Paróquia São Cristóvão – Cascavel Paróquias e Missões Ver mais

Corumbá
Cuiabá
Curitiba
- Instituto Filosófico Scalabriniano – Curitiba Seminários Ver mais

- Paróquia São José e Santa Felicidade – Curitiba Paróquias e Missões Ver mais

- Centro de Apoio ao Migrante (CEAMIG) – Curitiba Casas de Acolhida e Centros de Atenção para Migrantes Ver mais

- Paróquia São Pedro – Umbará Paróquias e Missões Ver mais

- Casa do Migrante – Curitiba Casas de Acolhida e Centros de Atenção para Migrantes Ver mais

Encantado
Florianópolis
- Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Florianópolis Paróquias e Missões Ver mais

- Escritório Scalabrini de Atenção ao Migrante (ESAM) – Florianópolis Casas de Acolhida e Centros de Atenção para Migrantes Ver mais

- Brechó Scalabrini – Florianópolis Casas de Acolhida e Centros de Atenção para Migrantes Ver mais

- Pastoral do Migrante Arquidiocesana – Regional Sul 4 da CNBB – Florianópolis Pastoral do Migrante em Organismos Eclesiais Diocesanos e Nacionais Ver mais

- Casa do Migrante Scalabrini – Florianópolis Casas de Acolhida e Centros de Atenção para Migrantes Ver mais

Foz do Iguaçu
- Paróquia Bom Jesus do Migrante – Foz do Iguaçu Paróquias e Missões Ver mais

Guaporé
- Recanto São Carlos – Guaporé Centro de Formação e Espiritualidade Ver mais

- Paróquia Santo Antônio – Guaporé Paróquias e Missões Ver mais

- Lar da Criança Primo e Palmira Pandolfo – Guaporé Obras Sociais de Atenção a Crianças e Adolescentes Ver mais

- Rádio Aurora – Guaporé Meios de Comunicação Social Ver mais

Guarujá
- Paróquia Nossa Senhora das Graças – Vicente de Carvalho Paróquias e Missões Ver mais

Jundiaí
Manaus
Passo Fundo
Porto Alegre
Pouso Alegre
- Centro Missionário São João Batista Scalabrini – Pouso Alegre Paróquias e Missões Ver mais

Rio de Janeiro
Santos
São Bernardo do Campo
São Miguel do Iguaçu
- Paróquia São Miguel – São Miguel do Iguaçu Paróquias e Missões Ver mais

São Paulo
- Departamento Regional de Comunicação – São Paulo Meios de Comunicação Social Ver mais

- Seminário João XXIII Seminários Ver mais

- Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP – São Paulo Escolas Ver mais

- Instituto Cristóvão Colombo – ICC – São Paulo Obras Sociais de Atenção a Crianças e Adolescentes Ver mais

- Paróquia São João Batista Precursor e São João Batista Scalabrini – Ipiranga Paróquias e Missões Ver mais

- Igreja Santo Antônio – Patriarca Paróquias e Missões Ver mais

- Paróquia Nossa Senhora da Paz – São Paulo Paróquias e Missões Ver mais

- Centro de Pastoral e de Mediação dos Migrantes – CPMM – São Paulo Casas de Acolhida e Centros de Atenção para Migrantes Ver mais

- Centro de Estudos Migratórios – CEM – São Paulo Centro de Estudos Migratórios Ver mais

- Web Rádio Migrantes – São Paulo Meios de Comunicação Social Ver mais

- Casa do Migrante – Missão Paz – São Paulo Casas de Acolhida e Centros de Atenção para Migrantes Ver mais

Sarandi
Serafina Corrêa
Sobradinho
- Paróquia Bom Jesus dos Migrantes – Sobradinho Paróquias e Missões Ver mais


























































